Atrações

- Eco Parque Cia Aventura: parque de ecoturismo que oferece vários tipos de atividades como rapel, rafting, caminhadas, cavalgadas, pêndulo, etc. Conta com estrutura de alimentação colonial, vestiários para banho e pousada familiar. Realiza atendimento empresarial e escolar, além de dispor da máxima segurança em todas as atividades. Contato com a natureza e aventura garantidos. Fones: (54) 3294.1791 e 9972.3680 – www.ciaaventura.com.br – E-mail: ciaaventura@ciaaventura.com.br

– Barragem da Hidrelétrica Castro Alves: localizada entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul, próxima a balsa que liga os dois municípios. Para chegar lá, basta pegar a estrada de chão que leva a Nova Pádua. Depois de descer alguns km a estrada cheia de curvas e muito verde que leva a Nova Pádua, você vai se deparar com o belo espetáculo proporcionada pela barragem e seu lago. Se tiver sorte, pode chegar num dia em que as comportas estejam abertas e apreciar a queda de 86m.

- Balsa do Rio das Antas: mágicas travessia de balsa entre Nova Roma e Nova Pádua, onde você poderá contemplar o rio das Antas cercado por montanhas. É um atrativo diferenciado que chama atenção porque o trabalho de travessia é feito de forma braçal.

- Cachoeirão: formações vulcânicas esculpidas pelas águas do rio, com corredeiras de aproximadamente 200 metros de extensão. Localizado no Rio das Antas, seu acesso se dá nas proximidades da Balsa do Rio das Antas.

- Mirante Fiametti: vista para o vale do Rio da Prata que faz divisa entre Nova Roma e Veranópolis. Fica na Linha Carlos Leopoldo, perto da Capela da Salete.

- Praça da Matriz: palco dos eventos e ponto de encontro obrigatório no final do dia e fins de semana. – Casarão Municioal: casa típica do início do século XX, porão com paredes de pedras de basalto, e demais pavimentos de madeira de cerne de pinheiro. Composto de três pavimentos sendo o primeiro no nível da Av. Júlio de Castilhos, onde abriga a cantina, encontra-se nela produtos e artesanato local; o segundo pavimento no nível da Rua 19 de Janeiro abriga a Biblioteca Oscar Bertholdo e o Telecentro; e no terceiro pavimento uma sala multiuso para reuniões, palestras e cursos.

- Ponte dos Navegantes: imponente sobre o rio das Antas, se esconde por detrás da vegetação abundante. Ponte de ferro, construída no final da década de 1920 e inaugurada em 1930 por Getúlio Vargas, é localizada na RS 448 e une os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha. Viável ponto turístico que chama atenção pela sua arquitetura e beleza. O local também serve de parada para fotos, para a prática de atividades radicais como o pêndulo, a tirolesa e o rapel.

- Igreja de São Pedro e São Paulo: marco fundamental da localização da sede do município. Impõe-se magnífica acima da praça, com estilo romana, internamente ricamente decorada por afrescos, um convite a oração.

- Capela São José no Rio da Prata: localizada às margens do Arroio Jararaca e a 200 metros do Rio da Prata, a Igreja de São José foi recentemente resturada e é um patrimônio histórico e cultural do município. Existe no local infra-estrutura com churrasqueiras, mesas e piscina natural. Anualmente ocorre no local uma festa religiosa, uma espécie de piquenique gigante.